quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Milhares de venezuelanos fogem da crise e cruzam a fronteira para o Brasil

Roraima recebeu mais de 25 mil venezuelanos nos últimos 6 meses.
Por dia, mais de 500 tentam permissão para ficar no Brasil.




A crise econômica na Venezuela tem feito milhares de pessoas cruzarem a fronteira para pedir refúgio no Brasil. Só o estado de Roraima recebeu mais de 25 mil venezuelanos nos últimos seis meses.
Uns chegam sozinhos, outros em grupo. Todos fugindo da crise econômica na Venezuela. Por dia, mais de 500 venezuelanos tentam permissão pra ficar no Brasil. São famílias inteiras em busca de comida.
Uma área bem na fronteira virou uma espécie de campo de refugiados para venezuelanos. No local, eles dormem, descansam, comem e tudo que trouxeram da Venezuela está exposto. É uma vida sem perspectiva que se resume a uma frase: esperar por uma oportunidade no Brasil.
O Alessander diz que não tem casa e nem pra onde ir com o filho.
A Venezuela tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo, mas enfrenta uma crise sem precedentes. A população está desabastecida de itens essenciais. O presidente Nicolás Madurose diz vítima de conspirações e golpes. Quem vem para o Brasil tenta sobreviver com esmolas e pequenos serviços.
Em Roraima não existem programas sociais destinados aos imigrantes.
"Não há nenhum centro específico para atendimento a esses migrantes, a gente não tem nenhum tipo de treinamento para as pessoas que tão ali na ponta oferecendo os serviços públicos", destaca Gustavo Frota, professor de relações internacionais.
Vivendo nas ruas, o venezuelano Javier quer visto permanente e espera amparo na lei pra ficar de forma mais digna no Brasil.
A Prefeitura de Boa Vista informou que a inclusão em projetos sociais depende da regularização dos venezuelanos. Já o governo de Roraima disse que a responsabilidade com os imigrantes é doGoverno Federal.
Em nota, o Ministério da Justiça e cidadania disse que buscará os governos da região Norte do país pra tomar medidas adequadas à recepção dos venezuelanos.

Fonte; g1.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por sua visita ao blog

Equipe de Transição para a prefeitura de Tauá.

1º NATAL CRIANÇA FELIZ com 300 crianças .

Projeto Operação Resgate , promove evento em dezembro pra 300 crianças carentes dos bairros de Tauá. Será dia 18/12 de 2016 na Rua Jo...